FAZER 150 US SEM FORÇA, OU FALHANDO?

Você tem uma Fazer 150 US falhando ou sem força? Veja o que verificar, e como resolver.

 

FAZER 150 US SEM FORÇA, OU FALHANDO?

Fala Pessoal tudo bem? Vou contar um fato que aconteceu comigo. Peguei uma Fazer 150 falhando e sem força.

Vou te mostrar o passo a passo para verificar o problema, e chegar a solução. Talvez o seu caso seja mais fácil de resolver, e você consiga solucionar logo no inicio desse artigo.

Eu sou mecânico de motos há mais de 10 anos, e nunca peguei uma Factor 150 com esse “defeito”. 

 

Ela chegou na oficina com a bateria arriada e sem força nenhuma. O cliente relatou que a moto estava parada a mais de 3 mêses.

Instalei uma bateria nova pra testar, e assim que funcionei a moto, percebi que a marcha lenta estava quadrada, e falhava principalmente em alto giro (quando acelerava muito). Sai pra testar na rua e ela estava falhando quando eu enrolava o cabo, e ficava sem força quando eu parava e saía de primeira marcha.

Passamos para o cliente que o defeito poderia ser em vários lugares, e para saber o exato motivo teríamos que realizar alguns testes. Ele aceitou, e eu comecei a botar a mão na massa.

Vamos para os primeiros testes.

Primeiramente eu troquei a gasolina, ela estava velha no tanque por está parada, liguei e continuou falhando. 

Verifiquei a faísca, e a vela e estava tudo ok.

Passei o Scanner Diagnostico, e nada anormal.

Desmontei o filtro de ar para ver se estava sujo, e ele estava limpo.

Verifiquei a pressão da bomba de combustível e ela estava dando os 3,0 bar. Detalhe, testei no pé do bico injetor, ou seja, já descartei o filtro de combustível e o regulador de pressão.

Medi a compressão do motor e ela estava baixa. A Fazer 150, trabalha com pouca compressão no motor quando da a partida. Ela tem um descompressor de válvulas que deixa a partida mais leve, se você reparar o motor de partida dela é muito pequena. Então tome cuidado ao testar a compressão do motor, e achar que tem algum problema no cabeçote. O correto seria desativar o descompressor de válvulas, pra depois medir a real compressão do motor.

Descompressor na coroa de comando da Fazer 150

Só me restou abrir o TBI (injeção eletrônica). Ela estava realmente sujo, fiz a limpeza completa no corpo da injeção e no bico, fiz a montagem e adivinha? Continuou falhando.

Passei mais algumas horas analisando a moto, e resolvi testar alguns sensores (mesmo o Scanner não ter acusado nada de errado)

A minha sorte foi que tinha uma outra Fazer 150 na oficina, parada esperando peças chegar, e eu resolvi tirar a sonda lambida para testar.

Instalei na moto e mesmo assim continuou falhando.

Até que eu resolvi testar o escapamento, e quando liguei a moto já vi uma diferença grande, a marcha lenta ficou redondinha. Coloquei o capacete e fui testar na rua. Dormiu, a moto ficou 100%.

Eu já tinha pego umas 2 Fan 125 com o catalisador entupido, mas isso a muito tempo atras, tanto é que eu até esqueci que poderia ser esse o real defeito.

A solução, seria trocar o escapamento, mas onde eu moro tem uma oficina que trabalha somente com escapamentos. Eles abriram e desentupiram o catalisador do escapamento dela. Ficou perfeita, problema resolvido.

 

 

Essa foi uma experiencia que eu passei a pouco tempo atrás, e resolvi compartilhar com vocês, talvez eu ajude você a resolver o seu problema também. 

 

Veja também: 👉 Tudo sobre pneus de motos.

 

 

 

 

Deixe um comentário